Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou o apoio à realização de consultas urgentes no Conselho de Segurança da ONU para analisar a situação na Síria.
Corpo do artigo
O Governo português classifica de «violenta repressão» as acções exercidas pelas forças de segurança do regime de Bashar al-Assad sobre a população síria.
«O Governo português condena firmemente a violenta repressão exercida pelas forças de segurança sírias sobre a população civil ocorrida nos últimos dias, em particular na cidade de Hama, e das quais resultou um elevado número de vítimas», refere um comunicado distribuído esta tarde pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Nesta perspectiva, acrescenta o documento, «Portugal apoiou a realização urgente de consultas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas para analisar a situação».
O Governo emite ainda um apelo às autoridades sírias «para que cesse o uso da violência sobre a população civil» e «reitera que apenas uma transição democrática, assente em reformas políticas efectivas e num diálogo alargado com a oposição, permitirá garantir a necessária estabilidade do país e da região»