Num comunicado enviado à TSF, o Ministério dos Negócios Estrangeiros «expressa o seu forte desagrado por esta decisão, que não teve em conta as preocupações que transmitiu aos Estados Unidos da América ao longo dos últimos dois anos».
Corpo do artigo
É especialmente preocupante, para o Governo, as consequências desta decisão na situação económica e social da Ilha Terceira».
Nesta nota o MNE acrescenta que «o Governo irá proceder a uma análise detalhada desta decisão e de todas as suas possíveis implicações.
Tomando nota da disponibilidade norte-americana para procurar soluções que permitam mitigar os efeitos negativos desta decisão, o Governo Português sublinha que, por enquanto, nenhuma das soluções apresentadas constitui verdadeira alternativa que, de facto, mitigue o impacto da redução da presença norte-americana na Base das Lajes».
No âmbito dos mecanismos de consultas regulares entre os dois países, realizar-se-á em fevereiro, em Lisboa, uma reunião da Comissão Bilateral Permanente com os Estados Unidos da América que, entre outros assuntos, tratará naturalmente desta questão.