O governo grego só enviará na terça-feira de manhã a lista com propostas de reformas que tinha previsto entregar hoje ao Eurogrupo em troca de um prolongamento de quatro meses da assistência financeira.
Corpo do artigo
Fontes governamentais gregas disseram que a lista será enviada na terça-feira de manhã e à tarde realiza-se uma teleconferência do Eurogrupo, sem adiantar os motivos do atraso, noticiou a agência Efe.
«A lista de reformas será enviada amanhã de manhã aos ministros das Finanças do Eurogrupo», indicou fonte citada pela France Presse, quando Atenas devia inicialmente enviar a lista definitiva até à meia-noite de hoje e a troca de propostas entre o governo de Alexis Tsipras e a zona euro prosseguiu ao longo do dia.
À luz do compromisso alcançado na passada sexta-feira entre o novo Governo grego e os seus credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), Atenas devia remeter hoje a Bruxelas um catálogo de reformas com que se compromete, que será analisado pelas instituições, que só então validarão o prolongamento da assistência à Grécia por mais quatro meses.
A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional no total de 240 mil milhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.
O novo governo de Atenas que saiu das eleições de 25 de janeiro tem dito que foi mandatado para pôr fim à austeridade, para reformar o país e para implementar o crescimento.