
Yannis Behrakis / Reuters
Os bancos gregos, fechados desde há duas semanas, vão continuar de portas trancadas. O Ministério das Finanças grego ainda não diz quando vão voltar a abrir.
Corpo do artigo
"As férias dos bancos vão ser estendidas" diz fonte oficial do Ministério grego das Finanças. Esta tarde houve uma reunião entre banqueiros e representantes do governo. Falando à agência Reuters, dois dos banqueiros dizem que quarta-feira a situação será reavaliada mas que o "objetivo é que os balcões possam estar a funcionar quinta-feira".
Nas últimas duas semanas a banca grega tem sido alvo uma torrente de levantamentos de dinheiro que ameaça levar o sistema ao colapso. Os gregos continuam a não poder levantar mais do que 60 euros por dia e as filas à volta das caixas multibanco são permanentes. O acordo alcançado esta madrugada permitia pensar que os bancos iriam abrir em breve, mas isso parece não se confirmar.
O governo tem agora poucos dias para levar avante uma série de reformas que irão garantir um financiamento de emergência. Até lá, o controlo de capitais deve manter-se em vigor, os bancos vão permanecer encerrados e os levantamentos de dinheiro vão continuar a ser condicionados