O presidente russo e o primeiro-ministro grego firmaram hoje em Moscovo um Plano de Ação conjunta 2015-2016 que prevê a cooperação em várias áreas para recuperar os níveis de trocas comerciais entre os dois países.
Corpo do artigo
Depois da reunião no Kremlin com Alexis Tspiras, o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, assegurou que a Grécia não pediu ajuda financeira, sublinhando que os dois falaram «de fazer diferentes investimentos nos terrenos das infraestruturas, transporte, energia».
Putin disse que ofereceu a Tsipras a possibilidade de ligar a Grécia ao novo gasoduto russo-turco (Turkish Stream) projetado para o Mar Negro, para levar gás russo à Europa.
Na conferência de imprensa conjunta no final da reunião, Putin garantiu também que não vai tentar usar Atenas para melhorar a relação com a União Europeia, vincando que «o melhor modo de resolver estes problemas é por fim à guerra de sanções e medidas de resposta».
Tsipras, por seu lado, reiterou as críticas às sanções europeias impostas contra Moscovo e reconheceu que a resposta russa - embargo a todos os produtos frescos europeus - abriu uma «grande ferida» na economia grega.
«No entanto, nós entendemos perfeitamente que essas medidas de resposta foram uma retaliação contra as sanções, uma lógica com a qual não estamos de acordo, e já o dissemos publicamente», vincou o primeiro-ministro grego.