O líder da coligação da esquerda radical Syriza, o 2º partido mais votado nas legislativas, vai ser hoje mandatado pelo Presidente da Grécia para tentar formar um governo de coligação.
Corpo do artigo
Alexis Tsipras, 38 anos, deverá ser incumbido às 11:00 locais (09:00 em Lisboa) pelo Presidente Carolos Papoulias com a tarefa de formar um governo nos próximos três dias.
Previamente, Tsipras anunciou que vai procurar constituir uma coligação de esquerda que rejeitará as medidas "bárbaras" previstas no acordo firmado pelo anterior executivo de coligação com os credores internacionais.
Na segunda-feira, a primeira ronda de conversações terminou num impasse após o chefe da Nova Democracia (ND, conservador), Antonis Samaras, não ter conseguido convencer os partidos que se opõem ao memorando assinado com os credores internacionais a integrarem um governo de coligação.
A ND venceu o escrutínio de domingo com 18,85 por cento dos votos e elegeu 108 dos 300 deputados graças ao bónus de 50 lugares reservado para o partido mais votado.
De acordo com a constituição grega, o primeiro partido é mandatado pelo Presidente para formar uma coligação e terá três dias para as negociações. Em caso de falhanço, será o segundo partido a liderar as conversações por mais três dias e, em caso de impasse, a tarefa será concedida ao Pasok (socialistas moderados), o terceiro partido mais votado.
Em caso de fracasso de todas as conversações, o chefe de Estado deverá convocar novas eleições legislativas que deverão decorrer em junho.