Depois de ter dito que não aceitava um novo resgate, a Grécia está a negociar o prolongamento do programa de assistência financeira atual.
Corpo do artigo
A Grécia está a discutir com os credores um prolongamento por nove meses do programa de resgate com novos financiamentos para o país, indicou hoje fonte governamental grega. "Estamos a discutir um prolongamento por nove meses, até março de 2016, do programa" atual, indicou a fonte citada pela AFP.
Atenas pretende também que sejam desbloqueados "financiamentos que permitam relançar a economia grega e não apenas para cobrir os reembolsos" que têm de ser feitos aos credores, adiantou a fonte.
O atual programa europeu de assistência financeira à Grécia termina a 30 de junho, depois de ter sido prolongado em fevereiro. Uma nova extensão até março de 2016 faria coincidir o fim deste programa com o do Fundo Monetário Internacional (FMI), que termina nessa altura.
Segundo uma fonte europeia, a eventualidade do programa continuar foi abordada na semana passada durante as negociações entre o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.
Juncker e Tsipras reuniram-se hoje em Bruxelas, à margem de uma cimeira, e indicaram que vão reunir-se de novo na quinta-feira. À noite, o primeiro-ministro grego deverá encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, François Hollande.