Uma greve dos controladores aéreos deverá levar ao cancelamento de cerca de 40% dos voos em França na quarta-feira, anunciou hoje a Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa.
Corpo do artigo
«São esperadas perturbações em todo o território», afirmou a DGAC em comunicado, acrescentando que os serviços mínimos podem permitir que seja assegurado pelo menos 50% do tráfego.
Para limitar as perturbações, a DGAC pede às companhias aéreas que suprimam 40% dos voos previstos para quarta-feira e «pede aos passageiros para se informarem» junto destas.
Na quarta-feira ao final da manhã serão anunciadas as consequências da greve previstas para o dia seguinte.
O SNCTA, o principal sindicato do setor, apelou a paralisações de 08 a 09 de abril, de 16 a 18 de abril e de 29 de abril a 02 de maio e exige negociações sobre a organização do trabalho e o recuo para os 59 anos da idade limite para a reforma.
Contactada pela TSF, a TAP limita-se a dizer que foi notificada pelas autoridades francesas e que está a acompanhar a situação. A transportadora aérea nacional promete
tomar medidas para salvaguardar os interesses dos passageiros, mas não concretiza neste contacto com a TSF que tipo de medidas.
As autoridades francesas da aviação civil esta a aconselhar os passageiros a
inconformarem-se junto das companhias aéreas antes de seguirem para o aeroporto.