
Centenas de milhares de jovens manifestam-se através do mundo naquela que se anuncia como a maior mobilização jamais organizada
Reuters
Veja as imagens do primeiro dia da greve climática que mobilizou mais de 150 países.
Centenas de milhares de estudantes, funcionários e manifestantes saíram às ruas por todo o mundo, esta sexta-feira, para exigirem que algo seja feito com urgência para evitar uma catástrofe ambiental.
As greves climáticas, que estão a ocorrer em mais de 150 países, foram agendadas para 20 e 27 de setembro de modo a coincidir com a data Cimeira da Ação Climática convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, esta segunda-feira.
Os protestos foram organizados por jovens de todo o mundo que fazem parte da campanha "sextas-feiras para o futuro", na qual estudantes saem das escolas às sextas-feiras para exigir que os líderes políticos tomem medidas urgentes para enfrentar as mudanças climáticas.
O movimento foi iniciado em 2018 pela ativista sueca Greta Thunberg (de 16 anos) que vai participar na manifestação de Nova Iorque e apelou à juventude para se preparar para o combate.
"São vocês que contam", disse a adolescente que se transformou no símbolo de uma jovem geração convicta de que os últimos anos não foram suficientes para lutar contra o aquecimento global.