Os pilotos da Air France começam hoje uma greve de uma semana contra o plano de expansão da filial de baixo custo (low cost) da companhia, a Transavia. A greve poderá cancelar seis em cada dez voos.
Corpo do artigo
Esta segunda-feira, de acordo com o site da ANA - Aeroportos de Portugal, a Air France já cancelou quatro voos entre Lisboa e Paris.
Às 08:30, foram cancelados dois voos da Air France com partida do aeroporto da Portela, em Lisboa, e com destino ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, agendados para as 11:55 e 15:25 de hoje. Também foram cancelados dois voos da Air France provenientes do aeroporto Charles de Gaulle com chegada prevista para as 11:05 e 14:35 a Lisboa.
A paralisação de uma semana, entre 15 e 22 de setembro, foi marcada em protesto contra as condições de desenvolvimento da filial de baixo custo da transportadora, a Transavia (empresa independente do grupo Air France-KLM), que implicam o aumento da frota da companhia e a abertura de novas bases em diversos países europeus, contratando pilotos a nível local.
A Air France aconselha os clientes que tenham reservado voos nestas datas a adiarem a viagem ou a trocarem de bilhete, sem gastos adicionais. Em comunicado, a companhia aérea refere que, se a contestação se prolongar além de segunda-feira, «o programa de voos será adaptado», com «as eventuais repercussões a serem comunicadas aos clientes na véspera da partida» do voo.
A paralisação de uma semana dos pilotos é considerada a maior desde 1998.