Militares espanhóis atiraram-se ao mar para salvar a vida de crianças entre os milhares de migrantes que tentavam chegar até Espanha através do mar.
Corpo do artigo
Ao largo da praia de Tarajal, em Ceuta, um pai tentava manter o seu bebé à tona de água, mas já não tinha forças. Ambos se estavam a afogar quando um membro da Guardia Civil se lançou ao mar para os resgatar.
A foto que retrata o momento foi partilhada esta terça-feira pela Guardia Civil nas redes sociais, numa altura em que milhares de migrantes entraram no enclave espanhol a nado ou a pé. A vida de dezenas de crianças foram salva pelos militares espanhóis, pode ler-se na publicação.
#MuyGrandes ️
- Guardia Civil (@guardiacivil) May 18, 2021
Guardias civiles del #GEAS y la #ARS salvan la vida de decenas de menores que llegaban a #Ceuta por mar junto a sus familias. pic.twitter.com/MyzOaB4hjR
O homem fotografado a salvar um bebé chama-se Juan Francisco e pertence ao Grupo Especial de Actividades Subacuáticas de Ceuta, revelou o porta-voz da Guardia Civil, citado pelo jornal ABC. "O pai não podia com o bebé, afogavam-se, o guarda salvou-o".
Foram muitos os resgates em situação limite em Ceuta, conta o represntante daquela força de segurança. Os agentes da Guardia Civil "atiravam-se ao mar sem pensar, tirando a roupa ou com ela vestida".
Entre os migrantes que tentavam chegar à costa havia mães que tentavam nadar com um ou mais filhos agarrados a si, descreve o porta-voz da Guardia Civil. Sem ajuda dos militares espanhóis, "muitos não teriam conseguido e estaríamos a falar de muitas mortes".
13733651
Quase 8.000 migrantes entraram em Ceuta desde segunda-feira e mais de 300 entraram no enclave de Melilha, uma onda migratória sem precedentes.
Destes, 4.000 foram enviadas de regresso a Marrocos, tendo o Ministério do Interior espanhol anunciado o envio de reforços da polícia local para fazer frente ao fluxo maciço e repentino de milhares de migrantes no enclave espanhol.
Sánchez prometeu "restaurar a ordem" no enclave e descreveu os acontecimentos como "uma grave crise para Espanha e também para a Europa".