Petro obteve 50,47% dos votos na segunda volta das eleições.
Corpo do artigo
Gustavo Petro foi eleito no domingo o primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia, obtendo 50,47% dos votos na segunda volta das eleições, de acordo com os resultados oficiais.
O seu adversário, o milionário Rodolfo Hernandez, obteve 47,27% dos votos, uma diferença de quase 700 mil votos, indicam os resultados publicados pelo Registo Nacional, responsável pela organização da eleição.
Com 98,86% das mesas de voto fechadas, Gustavo Petro obteve 11.185.671 votos, enquanto Rodolfo Hernández alcançou 10.468.781 votos.
TSF\audio\2022\06\noticias\20\rui_polonio_7h
Miguel Barreto Henriques é investigador universitário, vive em Bogotá, e destacou na TSF o efeito da vice-presidente que acompanhou a candidatura de Gustavo Petro.
"Tem um simbolismo intangível. É uma mulher negra, vítima do conflito armado, líder social de base que dedicou toda a vida à transformação na maior das adversidades e chega ao poder na Colômbia, num panorama que não é fácil em termos económicos, de reincidência do próprio conflito armado e do ponto de vista governativo, porque Petro não tem maioria parlamentar e há ainda uma metade da Colômbia que lhe tem um pânico imenso, pânico à agenda da esquerda e ao que simboliza a carga negativa do que é a imagem de um guerrilheiro", explicou.
TSF\audio\2022\06\noticias\20\muguel_barreto_henriques_3
A vantagem do Petro sobre Hernández é de cerca de 716 mil votos, mais do que o previsto nas sondagens de intenção de voto, que previram um empate técnico, algumas delas com menos de um ponto percentual de diferença.
Desta forma, Gustavo Petro, um economista de 62 anos, sucederá ao Presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir de 07 de agosto e governará até 2026.
Iván Duque já felicitou o vencedor das eleições e anunciou, na rede social Twitter, que nos próximos dias se vai reunir com o novo chefe de Estado eleito para "iniciar uma transição harmoniosa, institucional e transparente".
* Notícia atualizada às 08h55