Guterres e a escalada de preços. "Tudo isto se reflete com mais intensidade nos mais pobres"
António Guterres confirma que os preços do combustível, dos alimentos e dos fertilizantes estão a subir para níveis históricos. Secretário-geral da ONU pede o fim urgente do conflito na Ucrânia.
Corpo do artigo
O secretário-geral das Nações Unidas está preocupado com as consequências para a escalada de preços no petróleo e também na alimentação. Aos jornalistas, antes da reunião do Conselho de Segurança da ONU, António Guterres, admite que os sinais de alerta são evidentes e que é preciso fazer tudo para impedir que o aumento de preços continue.
14678319
"Os preços do combustível, dos alimentos e dos fertilizantes estão a disparar. As cadeias estão a sofrer graves problemas e os custos e os atrasos no transporte de mercadorias importadas estão a níveis recorde. Tudo isto está a refletir-se com mais intensidade nos mais pobres e ao fazê-lo está a plantar a semente da instabilidade e da agitação política em todo o mundo", adverte.
Guterres acrescenta que "os preços dos cereais já ultrapassaram aqueles que foram registados no início da primavera árabe", sublinha, afirmando que os índices da FAO estão nos níveis mais altos de sempre".
Tudo isto é consequência da guerra na Ucrânia. O secretário-geral da ONU insiste que o conflito tem de ter uma solução diplomática. "Estamos a fazer o nosso melhor. Falei com uma série de líderes que estão em contacto permanente com o presidente Putin e, claro que consideramos que é essencial haver um esforço extra, para fazer com que a Rússia entenda que esta guerra está a tornar-se um autêntico pesadelo."
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA