As previsões indicam que o furacão Katia deverá permanecer a sul do Golfo do México enquanto que o furacão Jose tem rota prevista para as Caraíbas.
Corpo do artigo
A tempestade tropical Katia, localizada no Golfo do México a 300 quilómetros a nordeste da cidade mexicana de Veracruz, passou esta quarta-feira à categoria de furacão, indicou o Centro de Furacões norte-americano (NHC).
Com um diâmetro de 295 quilómetros e ventos na ordem dos 120 quilómetros/hora, o NHC estima que o Katia venha a ganhar força adicional durante as próximas 48 horas, devendo permanecer ao largo da costa mexicana.
Este furacão está a deslocar-se lentamente, a seis quilómetros por hora, para o sudeste, e a sua trajetória deve manter-se nas próximas horas.
Segundo o NHC, o governo do México decretou uma "vigilância furacão" para uma parte do litoral no Estado de Veracruz, entre Tuxpan e Laguna Verde. Esta medida significa que os ventos do furacão devem chegar à zona em questão em 48 horas.
Já a tempestade tropical Jose, se dirige do Atlântico para as Caraíbas, ganhou força e passou à categoria de furacão, com ventos na ordem dos 120 quilómetros/hora (categoria 1 de uma escala de 5).
O Centro de Furacões norte-americano estima que atinja a categoria 3 até sexta-feira, com ventos entre 178 e 208 quilómetros por hora. O José encontra-se a cerca de 1.700 quilómetros do arquipélago das Pequenas Antilhas, mas ainda não foi emitido qualquer alerta.