Há novas imagens do momento da falha no foguetão que foi obrigado a aterrar de emergência
Dois astronautas que seguiam para a estação espacial internacional tiveram de regressar à Terra de emergência. A agência espacial russa lançou agora um vídeo gravado por uma câmara que seguia na nave.
Corpo do artigo
Foi divulgado um vídeo do momento da falha no foguetão, quando dois astronautas seguiam para a Estação Espacial Internacional na nave Soyuz, a 11 de outubro.
As novas imagens, divulgadas esta quinta-feira pela agência espacial russa, foram captadas por uma câmara instalada na nave espacial e mostram o percurso feito desde o lançamento até ao momento que o foguetão falhou.
CrzlMTRVt_I
A Roscosmos revelou ainda que aquilo que esteve na origem do incidente foi um problema num sensor. De acordo com o centro de investigação da indústria espacial russa, o sensor terá ficado defeituoso, depois da montagem no cosmódromo, o que impediu a abertura de uma tampa e provocou o acidente.
O astronauta norte-americano Nick Hague, da NASA, e o russo Alexey Ovchinin, da Roscosmos, foram obrigados a fazer uma aterragem de emergência, depois de uma avaria no foguetão após a descolagem ter obrigado à separação da nave Soyuz.
Os dois astronautas saíram ilesos do incidente. A nave aterrou perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.
A nave deveria transportar os dois tripulantes para a Estação Espacial Internacional, onde iriam permanecer durante seis meses.
Na Estação Espacial Internacional encontram-se, nesta altura, os membros da Missão 57, o comandante Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia, a piloto da NASA Serena Auñon-Chancellor e o piloto da Roscosmos Serguei Prokópiev.