Há novas imagens do momento da falha no foguetão que foi obrigado a aterrar de emergência

EPA
Dois astronautas que seguiam para a estação espacial internacional tiveram de regressar à Terra de emergência. A agência espacial russa lançou agora um vídeo gravado por uma câmara que seguia na nave.
Foi divulgado um vídeo do momento da falha no foguetão, quando dois astronautas seguiam para a Estação Espacial Internacional na nave Soyuz, a 11 de outubro.
As novas imagens, divulgadas esta quinta-feira pela agência espacial russa, foram captadas por uma câmara instalada na nave espacial e mostram o percurso feito desde o lançamento até ao momento que o foguetão falhou.
CrzlMTRVt_I
A Roscosmos revelou ainda que aquilo que esteve na origem do incidente foi um problema num sensor. De acordo com o centro de investigação da indústria espacial russa, o sensor terá ficado defeituoso, depois da montagem no cosmódromo, o que impediu a abertura de uma tampa e provocou o acidente.
O astronauta norte-americano Nick Hague, da NASA, e o russo Alexey Ovchinin, da Roscosmos, foram obrigados a fazer uma aterragem de emergência, depois de uma avaria no foguetão após a descolagem ter obrigado à separação da nave Soyuz.
Os dois astronautas saíram ilesos do incidente. A nave aterrou perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.
A nave deveria transportar os dois tripulantes para a Estação Espacial Internacional, onde iriam permanecer durante seis meses.
Na Estação Espacial Internacional encontram-se, nesta altura, os membros da Missão 57, o comandante Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia, a piloto da NASA Serena Auñon-Chancellor e o piloto da Roscosmos Serguei Prokópiev.