"Há quarteirões de casas totalmente destruídas." Brasileiros em Portugal preocupados com inundações no Rio Grande do Sul
Marta Chaves, cidadã brasileira a viver em Portugal, tem vários familiares a morarem nesta zona do Brasil
Corpo do artigo
Marta Chaves tem familiares em vários pontos do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, e tem assistido ao que se passa naquela zona do Brasil com muita preocupação. A pior zona, onde se têm verificado as piores inundações, está a ser Porto Alegre e todos os arredores. Aí, nesta altura, a população vive sem condições básicas: água, eletricidade, água engarrafada.
Muitos familiares tiveram de se deslocar provisoriamente para outras cidades, onde estão nesta altura alojados. Mas, quando a água baixa, Marta Chaves conta que se veem pequenas vilas totalmente destruídas.
A família mais próxima (mãe, pai e irmãos) vive no alto da serra, em Caxias do Sul, um município situado a cerca de 120 quilómetros de Porto Alegre. Embora a chuva que tem caído nos últimos dias seja muita, por morarem num sítio alto não têm sido afetados pelas inundações. No entanto, estão igualmente a passar por problemas. "Estão isolados na cidade porque as estradas e barreiras que têm caído não permitem a entrada e saída", conta a psicóloga que vive em Portugal.
"A minha própria mãe que viria agora para passar uma temporada de férias connosco, não vem porque os voos estão cancelados e o aeroporto fechado", adianta. Por causa das estradas que se encontram destruídas, o que faz com que a cidade esteja sem acesso, Marta teme que comecem a faltar em breve os bens alimentares e combustível.
Marta Chaves admite que todos os dias vê as notícias que chegam com grande angústia e conta que os brasileiros a viverem em Portugal se mobilizaram através das redes sociais para angariarem os bens mais prementes. "Roupas e calçado de inverno, roupas de cama, (lençóis, cobertas, travesseiros), toalhas, colchões insufláveis", nomeia. Embora esteja a ser difícil fazê-los chegar ao Brasil, estes bens poderão seguir em breve por via marítima, num contentor, para o estado de Rio Grande do Sul.