Alexandria Ocasio-Cortez tem apenas 29 anos e tornou-se na congressista mais nova de sempre. A candidata da ala mais à esquerda do Partido Democrata em Nova Iorque conquistou o distrito 14.
Corpo do artigo
É a congressista mais jovem da História dos Estados Unidos.
Alexandria Ocasio-Cortez tem 29 anos e há um ano trabalhava num restaurante. De origem porto-riquenha e natural do Bronx, chegou a trabalhar na campanha presidencial de Bernie Sanders. Um percurso que fez questão de recordar no discurso da vitória.
"Quando comecei esta campanha há um ano, trabalhava num restaurante na baixa de Manhattan. Não lançamos esta campanha por achar que era única, especial ou melhor do que ninguém. Lançamos esta campanha porque na ausência de alguém que tenha uma posição clara sobre as questões morais do nosso tempo, então cabe-nos a nós expressá-las".
Com poucos recursos financeiros para promover a sua campanha, apostou nas redes sociais e na proximidade com os eleitores. Fez questão de agradecer a todos os que a ajudaram.
"Não é uma campanha mas um movimento, um movimento maior pela justiça social, económica e racial nos Estados Unidos da América."
Alexandria Ocasio-Cortez já trabalhou no Instituto Nacional Hispânico. Durante a campanha defendeu o fim da agência de imigração, reivindicou universidades gratuitas, assim como o direito ao acesso à saúde. É a favor do controlo de armas, defende o fim das prisões privadas e reivindica o acesso à habitação a preços acessíveis.
Além de se tornar a mais jovem a ser eleita para o Congresso, Alexandria Cortez também é a primeira a representar a demografia do 14º Distrito de Nova Iorque, com 50% de cidadãos imigrantes. Esta terça-feira, Alexandria dizia que "enquanto a família estava em Porto Rico a vê-la chegar ao Congresso, ainda não têm o direito de votar nas eleições federais, apesar de estarem sujeitos às mesmas leis".