Meteorologistas alertam para chuva e vento forte, com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora.
Corpo do artigo
Há um novo ciclone bomba a caminho dos EUA. Desta vez, o fenómeno meteorológico irá atingir, na próxima madrugada, a costa oeste, sobretudo o estado da Califórnia, o mais populoso do país.
O Serviço Meteorológico dos EUA [NWS, na sigla em inglês] lançou um alerta de chuva e vento forte, onde as rajadas podem superar em alguns locais os 100 quilómetros por hora.
1610543513657303040
A população dos grandes centros urbanos como Los Angeles, São Francisco e Sacramento foi aconselhada a proteger as casas nas zonas baixas das cidades com sacos de areia e a ficar em casa.
"A população deve evitar permanecer em zonas florestais ou perto de árvores. Se possível, permaneça nos pisos mais baixos da sua casa e evite estar junto às janelas", lê-se num aviso divulgado pelas autoridades de São Francisco.
O estado da Califórnia foi atingido nos primeiros dias do ano por fortes chuvas e os solos ainda estão instáveis, o que pode aumentar o risco de cheias, inundações e deslizamento de terras.
Na véspera de Natal, um ciclone bomba levou um intenso nevão e temperaturas negativas ao centro e costa leste dos EUA, afetando milhões de pessoas. O fenómeno provocou mais de 50 mortos.