Helicóptero onde seguia Presidente e MNE iranianos despenhou-se. Chuva e nevoeiro dificultam buscas
A informação é avançada pela agência noticiosa oficial iraniana IRNA
Corpo do artigo
O helicóptero onde seguia o Presidente do Irão Ebrahim Raisi despenhou-se no norte do país. A bordo estava também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian. A informação é avançada pela agência noticiosa oficial iraniana IRNA.
"Após o anúncio da queda do helicóptero que transportava o Presidente, foram enviadas equipas de salvamento", avançou o presidente do Crescente Vermelho, Babak Mahmoud, aos meios de comunicação social iranianos.
De acordo com a televisão estatal iraniana, citada pela agência Reuters, o helicóptero foi encontrado pelas equipas de resgate. Contudo, essa informação foi negada pelo Crescente Vermelho iraniano. Foi ainda revelado que pelo menos um passageiro e um membro da tripulação estiveram em contacto com as autoridades.
A imprensa iraniana revela que os serviços de emergência estão a realizar buscas para tentar encontrar o helicóptero.
Para tentar encontrar o aparelho, a televisão estatal adianta que as más condições atmosféricas e o forte nevoeiro estão a dificultar o acesso das equipas de resgate ao local do acidente.
Citada pelas agências noticiosas internacionais, a televisão estatal avançou que o incidente ocorreu perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilómetros a noroeste da capital iraniana, Teerão.
Raisi tinha estado no Azerbaijão no início de domingo para inaugurar uma barragem com o homólogo azeri, Ilham Aliyev, naquela que é a terceira barragem construída pelos dois países no rio Aras.
O Irão possui uma variedade de helicópteros no país, mas as sanções internacionais dificultam a obtenção de peças para os mesmos. A sua frota aérea militar também remonta, em grande parte, ao período anterior à Revolução Islâmica de 1979.
Raisi, 63 anos, é presidente da República Islâmica desde junho de 2021.
Notícia atualizada às 20h00
