A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, manifestou-se hoje esperançada que os líderes europeus continuem a dar uma «resposta firme e flexível» à crise económica, saudando os passos dados nesse sentido pelo Governo espanhol.
Corpo do artigo
Clinton, que falava em conferência de imprensa conjunta em Madrid com a sua homóloga espanhola Trinidad Jiménez, considerou que «sob a liderança de [José Luis Rodríguez] Zapatero, o Governo espanhol tem dado passos importantes» para reestruturar as Finanças e reforçar a competitividade da economia espanhola.
No entanto, o chefe do Executivo enfrenta ainda «desafios importantes para consolidar as suas finanças, reduzir desemprego e ultrapassar o legado da crise económica global», considerou.
«O Governo espanhol continuará com o processo de reformas e quero publicamente dizer que compreendemos perfeitamente que isto é algo que leva tempo e paciência», disse.
«Esperamos que os líderes europeus continuem a assegurar que a sua resposta à crise é firme e flexível. Espanha pode contar com a amizade dos EUA», acrescentou, recordando que Espanha é «o segundo investidor que mais cresce nos EUA».
Clinton e Jiménez mantiveram hoje uma reunião de mais de uma hora no início da visita oficial que a responsável norte-americano efectua a Espanha e durante a qual se reunirá com o rei Juan Carlos e com o primeiro-ministro, José Luis Zapatero.