Cerca de 13 milhões de holandeses escolhem esta quarta-feira o próximo governo. Afluência às 12h45 (hora de Lisboa) era de 33 por cento.
Corpo do artigo
Não será por causa do mau tempo que os eleitores holandeses não vão às urnas. Com o céu azul e o sol a brilhar, a afluência tem sido elevada.
De acordo com a agência Reuters, que cita uma sondagem à boca das urnas realizada pela empresa de sondagens Ipsos, às 13h45 locais (12h45 em Lisboa)) e com as urnas abertas há cerca de seis horas, já tinham votado 33 por cento dos eleitores.
O número contrasta com os 27 por cento registados nas eleições de 2012 e quando a afluência final foi de 74,6 por cento.
Na Holanda, o voto não é obrigatório mas as autoridades do país têm várias estratégias para combater a abstenção. As urnas estão espalhadas por vários locais e os eleitores aproveitam para votar enquanto tratam de outros assuntos do seu dia-a-dia.
Yvet Mass é estudante e escolheu a biblioteca para depositar o seu voto. Como explicou à reportagem da TSF, a biblioteca fica a caminho da escola. Também podia ter escolhido a Câmara ou o museu, que podia ter visitado de graça no dia de hoje. Mas o tempo é pouco, diz a jovem estudante.
As urnas também estão abertas até às 21h00 locais (20h00 hora de Lisboa), permitindo o voto depois do horário laboral.