Pelo menos outras seis pessoas ficaram feridas. O atirador terá sido morto pela polícia.
Corpo do artigo
Um homem armado matou pelo menos cinco pessoas e feriu outras oito em Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos. O atirador terá sido morto pela polícia no interior do antigo banco nacional.
Um porta-voz da polícia, citado pela Agence France-Presse (AFP), confirmou que entre os feridos está um agente das autoridades e o departamento, através do Twitter, informou que o "suspeito tinha sido neutralizado".
There is no longer an active aggressor threat. The suspected shooter has been neutralized.
- LMPD (@LMPD) April 10, 2023
"Não há perigo para o público neste momento", garantiu o porta-voz aos jornalistas.
De acordo com a polícia local, os oito feridos - incluindo dois polícias - foram transportados para um hospital da cidade. O departamento da polícia metropolitana de Louisville garante que os agentes chegaram ao local "em minutos", após as chamadas que reportaram o incidente.
Duas pessoas encontravam-se em estado crítico, incluindo um dos agentes.
Total deceased is 5. At least 6 more were transported to UL hospital.
- LMPD (@LMPD) April 10, 2023
Segundo o canal de televisão norte-americano CNN, várias pessoas conseguiram refugiar-se e trancar-se no cofre do banco, tendo daí contactado as autoridades.
As autoridades encontraram o suspeito, que se acredita ser um ex-funcionário do banco, "ainda a disparar tiros", segundo o chefe adjunto da polícia de Lousiville Paul Humphrey.
"Acreditamos que este é um atirador solitário envolvido nisto, que tinha uma ligação com o banco", revelou Humphrey em conferência de imprensa, acrescentando que "parece que era um antigo empregado".
"Estamos a tentar confirmar se o suspeito morreu de um tiro autoinfligido ou se foi morto por agentes", disse Humphrey.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, - que está a pressionar os congressistas em Washington a tomar medidas contra a violência armada - expressou a frustração após os últimos assassinatos "sem sentido".
"Demasiados americanos estão a pagar pelo preço da inação com as suas vidas", escreveu Biden no Twitter, acrescentando: "Quando é que os republicanos no Congresso agirão para proteger as nossas comunidades?"
Once again, our nation mourns after a senseless act of gun violence - Jill and I pray for the lives lost and impacted by today's shooting.
- President Biden (@POTUS) April 10, 2023
Too many Americans are paying for the price of inaction with their lives.
When will Republicans in Congress act to protect our communities?
Este ataque a tiro foi o 146.º do ano nos Estados Unidos da América.
Notícia atualizada às 19h12