O antigo fuzileiro Eddie Routh foi hoje condenado a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional pelos homicídios do atirador Chris Kyle e de Chad Littlefield.
Corpo do artigo
Eddie Ray Routh, de 27 anos, foi acusado de matar Kyle e seu amigo Chad Littlefield em 2013 num campo de tiros a cerca de 110 quilómetros de Fort Worth, no Texas. O veredicto foi decidido por um júri constituído por 10 mulheres e dois homens.
A defesa alegou que o acusado é inocente devido a um severo estado de stress pós-traumático causado pelas operações enquanto integrou a Marinha norte-americana, mas o júri não se deixou convencer pro estes argumentos.
Eddie Routh foi convidado a ir ao campo de tiro por Chris Kyle, que estava a ajudar colegas veteranos a curar as cicatrizes mentais que trouxeram dos cenários de guerra.
Chris Kyle é considerado uma lenda na história da Marinha dos EUA. Entre 1999 e 2009, ele obteve o maior número de baixas como atirador da história militar norte-americana.
A sua vida deu origem a um filme. "Sniper Americano", realizado por Clint Eastwood e protagonizado por Bradley Cooper, foi um dos nomeados dos Óscares para Melhor Filme.
O atirador norte-americano Chris Kyle que inspirou o filme "Sniper Americano", realizado por Clint Eastwood.