O Hotel Waldorf Astoria, na Park Avenue, tem esta terça-feira o último dia com as portas abertas. Encerra um tesouro da Art Deco mundial. No seu lugar nasce um condomínio de luxo.
Corpo do artigo
O histórico Hotel Waldorf Astoria, de Nova Iorque, que hospedou todos os presidentes dos Estados Unidos
desde Herbert Hoover, bem como celebridades, líderes mundiais e magnatas de negócios fecha as portas esta quarta-feira. O edifício foi comprado por um grupo chinês ligado aos seguros, por quase dois mil milhões de euros.
O Hotel que se mudou para este edifício em 1931, vai ser todo remodelado e deixa de ter os atuais 1400 quartos. Depois das obras, passa a conviver com um condomínio de luxo com apartamentos e lojas.
Os ativistas da conservação do património de Nova Iorque estão preocupados com o destino das áreas do hotel consideradas relevantes, sobretudo para a Art Deco.
Já se saber que a fachada vai ficar inalterada mas o plano de renovação final não foi divulgado ao público e não está claro quanto tempo o Waldorf ficará fechado.
O original Waldorf Hotel foi inaugurado em 1893 na esquina da Fifth Avenue com a 33rd Street. Foi demolido em 1929 para construir o Empire State Building.
Quando o hotel reabriu em 1931 na Park Avenue entre as 49th e a 50th, era o maior hotel do mundo.