Com Barack Obama ao seu lado, o presidente chinês garantiu que o seu país está «sempre comprometido» no respeito e promoção dos Direitos Humanos.
Corpo do artigo
O presidente chinês reconheceu, esta quarta-feira, que a China tem «muito a fazer» no domínio dos Direitos Humanos apesar dos «enormes progressos» na matéria feitos no seu país.
Numa conferência conjunta com o presidente norte-americano, Hu Jintao confirmou que a China está «sempre comprometida» no respeito e promoção dos Direitos Humanos, resposta que surgiu depois de não ter respondido a uma primeira pergunta sobre este assunto.
Após ter dito que não respondeu porque houve um erro da tradução, Hu Jintao frisou que a «China reconhece e respeita a universalidade dos Direitos Humanos, mas, ao mesmo tempo, pensa que temos de ter em conta as diferentes circunstâncias nacionais» nesta matéria.
«A China é um país em desenvolvimento com uma população muito importante e também é um país em desenvolvimento que atravessa uma fase de reformas cruciais», concluiu o presidente chinês, que tinha Barack Obama ao seu lado.