Os trabalhadores dos serviços de assistência em terra da companhia entram esta sexta-feira em greve até ao próximo dia 8 de janeiro. A companhia diz que apenas 17% dos trabalhadores aderiu ao protesto.
Corpo do artigo
Os trabalhadores da companhia de aviação Iberia entram esta sexta-feira em greve durante quatro dias, o que já obrigou ao cancelamento de mais de 400 voos em Espanha. A greve prolonga-se até ao próximo dia 8 de janeiro e abrange um dos fins de semana mais movimentados do ano, que coincide com o feriado do dia de Reis e o fim das férias de Natal.
De acordo com a companhia, neste primeiro dia de greve apenas 17% dos trabalhadores aderiram ao protesto e os serviços mínimos estão a ser prestados com normalidade. A greve foi convocado depois da Iberia ter perdido os serviços de assistência em terra (handling) em oito dos principais aeroportos do país e a recusa, por parte da companhia, de realizar o autohandling às companhias do seu grupo International Airlines Group (IAG).
Mais de oito mil trabalhadores dos serviços de assistência em terra de passageiros e bagagens estão convocados para esta greve, que afetará diretamente a mais de 45 mil passageiros e muitos outros, que poderão sofrer atrasos na recolha da bagagem ou esperas mais longas para subir e descer dos aviões. A companhia aérea já conseguiu dar uma solução a 90% dos passageiros afetados: 80% foram recolocados noutros voos e 10% foram reembolsados.
A Iberia prevê efetuar 836 voos dos 1106 programados para estes dias, entre os quais se encontram a quase totalidade dos voos de longo curso. Na semana passada, a companhia já tinha anunciado o cancelamento de 444 voos.
A greve acontece depois de terem falhado todas as tentativas de entendimento entre sindicatos e patronal. A companhia indica que vai prosseguir as negociações nos próximos dias, mas adverte que, mesmo que a greve seja desconvocada, já não há condições para restabelecer os voos cancelados, devido à complexidade técnica que exige esse tipo de operações e porque muitos dos passageiros já foram reembolsados ou recolocados noutros voos.