Imagens de satélite divulgadas pela Amnistia Internacional mostram o impacto devastador de um ataque do grupo Boko Haram nas cidades vizinhas de Baga e Doron Baga, na Nigéria, na semana passada.
Corpo do artigo
De acordo com a Amnistia foram destruídas ou danificadas pelo fogo, 620 casas e prédios. Numa vila mais de 3 mil construções foram atingidas.
«Essas imagens detalhadas mostram uma devastação de proporções catastróficas em duas cidades, uma das quais quase desapareceu do mapa no espaço de quatro dias", afirmou Daniel Eyre, representante da Amnistia Internacional na Nigéria.
«De todos os ataques do Boko Haram analisados pela Amnistia Internacional, este é o maior e o mais destruidor. Representa um ataque deliberado contra civis, casas, hospitais e escolas que agora estão queimados e em ruínas ».
De acordo com os testemunhos que a organização de direitos humanos recolheu junto dos moradores, o número de vítimas do grupo Boko Haram chega aos dois mil. No entanto, o governo nigeriano diz que as vítimas são menos de 150.
Em Doron Baga, muitos dos barcos de pesca de madeira ao longo da costa, visíveis nas imagens tiradas no dia 2 de janeiro, já não estão presentes nas imagens 7 de janeiro.
Quinhentas mil pessoas já terá escapado da violência na região de Baga. As organizações humanitárias não conseguem entrar na região.