A nova estação de metro do aeroporto de Orly em Paris foi inaugurada esta quarta-feira, 19 de junho, e contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que faz a sua primeira visita a Paris
Corpo do artigo
O chefe de Governo esteve ao lado do artista português Vhils, Alexandre Farto, para inaugurar um mural composto por mais de 11 mil azulejos tradicionais portugueses. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, elogiou o trabalho de Alexandre Farto que se traduz "na expressão da cultura portuguesa e vontade de estar à frente do tempo".
A obra de Vhils estende-se ao longo de 34 metros desta nova estação de metro de Orly. É composta por mais de 11 mil azulejos tradicionais portugueses esculpidos: um mural azul e branco onde se veem dois rostos e parte da Torre Eiffel.
"Foi um privilégio e uma honra muito grande estar aqui, nesta primeira visita que faço na qualidade de primeiro-ministro, poder coincidir com o dia em que este espaço vai ser aberto e a expressão da nossa capacidade criativa, a expressão da nossa cultura e vontade de estar à frente do tempo poder associar-se", afirmou Luís Montenegro.
O primeiro-ministro felicitou Vhils pelo mais recente trabalho, que "enobrece a nossa cultura e o nosso país e estará disponível para milhões de pessoas que, inevitavelmente, vão apreciar e desfrutar desta imagem em ligação entre o aeroporto e o metro de Paris. Temos orgulho nos nossos artistas, nos nossos criadores e nos nossos inovadores", acrescentou.
Luís Montenegro destacou o talento de muitos portugueses e o facto de o trabalho de Vhils ser uma prova do potencial de Portugal. "Aquilo que o Vhils faz hoje é uma demonstração do potencial e qualificação dos nossos recursos humanos e do nosso enorme talento de fazer bem em muitas ações e atividades. É com exemplos destes que podemos alimentar a esperança de ter Portugal mais justo", concluiu.
A obra foi pensada durante três anos, criada em 14 meses e faz parte do projeto Grand Paris Express, um prolongamento de mais de 200 quilómetros do metro, com quatro novas linhas. A estação de metro abre na próxima semana, a 24 de junho, um mês antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
