O incêndio há menos de uma semana o Parque Nacional de Yosemite continua ativo, enquanto os bombeiros lutam para impedir que as cinzas contaminem a água de São Francisco.
Corpo do artigo
O fogo, conhecido como "Rim Fire" e que irrompeu no passado sábado pelo bosque nacional de Stanislaus, no condado de Tuolumne, a oeste de Yosemite, abrangia hoje uma área de cerca de 72 mil hectares, tendo 20% do incêndio sido controlado, mais do que os 15% de segunda-feira, de acordo com o Departamento de Proteção das Florestas e do Fogo.
[youtube:e86T7NtjIFI]
Os bosques Merced e Tuolumne «não estão em perigo iminente», segundo a página oficial do parque de Yosemite e, de acordo com Lee Bentley, do serviço florestal norte-americano, há «uma boa hipótese de conter o fogo, mas vai ser um trabalho árduo e requer meios aéreos significativos».
Os serviços da área natural salientaram hoje, na sua página da internet, que «a maioria do Parque Nacional de Yosemite não foi afetado pelo fogo e está relativamente livre de fumo», acrescentando que essas condições se podem alterar «caso haja uma mudança do vento».
A estrada 120, uma das principais para Yosemite, permanece fechada enquanto cerca de 3.750 bombeiros, auxiliados por 15 helicópteros, combatem o incêndio que ameaça as famosas sequoias de um dos principais destinos turísticos norte-americanos.
O fogo ameaça cerca de 5.500 edifícios, incluindo 4.500 habitações, sendo que 111 edifícios já foram destruídos, entre os quais um acampamento de verão perto do Parque Natural.
As cinzas do incêndio atingiram o reservatório de Hetch Hetchy, a principal fonte de água doce para 2,6 milhões de pessoas que vivem na área da Baía de São Francisco, localizada a cerca de 320 quilómetros a oeste de Yosemite.
[youtube:5prNnKgYYic]
No entanto, «a qualidade da água não está afetada pelo fogo», segundo as autoridades de São Francisco, acrescentando que analisam a «qualidade da água todos os dias para ter a certeza que é de qualidade».
O governador da California, Jerry Brown, declarou na semana passada o estado de emergência em São Francisco, devido à ameaça à água e até mesmo a fontes de alimentação.
O Presidente dos EUA, Barack Obama, falou com o governador da Califórnia, no domingo, e expressou a sua gratidão «para os corajosos homens e mulheres que trabalham incansavelmente para combater este incêndio devastador».