Na zona afetada de 23 quilómetros, estiveram a trabalhar no domingo 600 operacionais, nove helicópteros, um avião e um hidroavião.
Corpo do artigo
O incêndio florestal da ilha Grã Canária, em Espanha, mantém-se ativo e nove meios aéreos estão ainda envolvidos no combate às chamas, que tiveram início no sábado e afetaram 1.500 hectares de terreno. As equipas que trabalham no terreno estão a enfrentar dificuldades com o vento, que atinge até 70 quilómetros por hora.
O Presidente do executivo regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, informou, numa conferência de imprensa, que houve uma reativação do fogo em áreas em que este já parecia dominado. O responsável também explicou que, embora o fogo nos municípios de Artenara e Gáldar esteja mais controlado, a frente que sobe de Tejeda para La Aldea está ativa e descontrolada.
De acordo com o serviço de emergência, oito helicópteros e um avião, vindos de vários locais, estão a ajudar no combate ao incêndio.Um helicóptero da Guarda Civil está a coordenar os diferentes meios aéreos.
Com os ventos fortes e após uma noite "muito dura", o perímetro do fogo ainda tem 23 quilómetros de extensão e o presidente das Canárias enfatizou que nenhum dano pessoal ocorreu, embora haja algumas casas afetadas.
O fogo acumula já mais de mil hectares queimados e obrigou a deslocar mil pessoas, das quais 125 retiradas esta madruga das localidades de Tejeda e Artenara.
Os três municípios afetados por este incêndio, que forçou a deslocação de mil pessoas desde sábado, são Tejeda, Artenara e Gáldar.
As 125 pessoas retiradas das habitações nesta madrugada foram acolhidas em instalações no município de San Mateo, onde, finalmente, apenas 15 pessoas passaram a noite, especificaram as fontes dos serviços de emergência do Governo regional das Canárias.
Nos trabalhos para a extinção deste incêndio, declarado no sábado no cume da ilha Grã Canaria, 230 operacionais participaram nesta madrugada.
Na zona afetada de 23 quilómetros, estiveram a trabalhar no domingo 600 operacionais, nove helicópteros, um avião e um hidroavião.