
DR
Até ao momento, não existe qualquer informação sobre eventuais feridos
Um incêndio levou a que a Conferência do Clima (COP30) tivesse de ser evacuada esta quinta-feira.
Vídeos: Arshreet Singh/Carbon Pulse
O fogo deflagrou no edifício que serve de sede da COP30, que está a ser realizada em Belém, no Brasil. A AFP e Globo adiantam que o fogo atinge a zona azul, na área chamada Pavilhão dos Países.
A organização da COP30 informa que o incêndio está controlado e não deixou feridos e exaltam a atuação das equipas de bombeiros e segurança, que continuam a monitorizar o local.
O fogo começou perto das 14h00 locais (17h00 em Lisboa) e centenas de pessoas começaram espontaneamente a correr em direção à saída, enquanto gritavam "fogo".
Pouco depois, seguranças e bombeiros correram em direção ao fogo, com extintores, enquanto outros davam indicações aos milhares de pessoas que se encontravam na zona para se dirigirem para a saída.
Perto das 14h20 já não se viam pessoas no interior e os seguranças faziam um cordão para forçar a saída para o exterior as pessoas que se mantinham concentradas junto à saída.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, por volta das 14h30 o incêndio foi dado como controlado. O Governo do Pará informou que não houve feridos.
O ambiente junto às saídas era às 14h50 de tranquilidade, com muitas pessoas ainda concentradas e a aguardar a reabertura do recinto, enquanto alguns voluntários da COP30 distribuíam latas de água aos participantes. Entretanto começou a chover.
A 30.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP30) decorre desde 10 de novembro com encerramento previsto para sexta-feira.
