"Incidente" em Espanha provoca "apagão" na internet, rede fixa e 112 em várias regiões
As falhas já terão sido resolvidas. O "incidente" poderá estar relacionado com um problema na rede MPLS da Telefónica, o fornecedor de serviços de linhas de emergência, como o 112
Corpo do artigo
Um "incidente" na rede da empresa de telecomunicações espanhola Telefónica provocou, esta terça-feira, um “apagão” nas ligações de telefone fixo e de internet em algumas regiões de Espanha. O jornal El País adianta que as falhas, que já terão sido resolvidas, afetaram também as comunicações dos serviços de emergência em várias comunidades autónomas como Aragão, Andaluzia, Extremadura, Navarra, País Basco e Comunidade Valenciana.
De acordo com o portal Downdetector, uma plataforma que fornece informações, em tempo real, sobre vários serviços, também citado pelo jornal espanhol, os problemas começaram por afetar o serviço de internet fixo, com dez por cento dos utilizadores a reportarem mesmo um “apagão total”.
“Esta manhã, registámos um incidente que afetou os serviços de comunicações fixas de diversas empresas e serviços públicos. Trabalhámos para restabelecer esses serviços, que agora foram totalmente restabelecidos”, explicou um porta-voz da Telefónica, citado pelo mesmo jornal.
O El País refere que o “incidente” pode estar relacionado com um problema na rede MPLS (uma rede de conversão de dados) da Telefónica, o fornecedor de serviços de linhas de emergência, como o 112. A empresa tinha programada uma intervenção às 03h00 desta terça-feira (hora espanhola) e foi a partir desse momento que os problemas terão começado.
As comunidades autónomas, como Valência, Aragão e País Basco, criaram canais alternativos para as comunicações com os serviços de emergência. O Governo espanhol, através do Ministério da Transformação Digital e da Função Pública, está a acompanhar a situação, “solicitando informações precisas e previsões temporais da solução”.