O texto dos três partidos independentistas sublinha a importância de evitar um novo referendo, uma proposta lançada na semana passada pelo Presidente Catalão, Quim Torra.
Corpo do artigo
Os três partidos independentes da câmara catalã chegaram a acordo num texto comum, no qual reivindicam a autodeterminação e contestam a sentença atribuída a 12 independentistas catalães, adianta o El Periódico.
De acordo com o site do jornal, o texto pede uma ''solução democrática'' para o conflito entre Espanha e a Catalunha e rejeita a monarquia. Os três partidos (Esquerda Republicana da Catalunha, Candidatura de Unidade Popular e Juntos pela Catalunha) pedem ao governo que promova iniciativas políticas e institucionais para o conflito. O texto sublinha ainda a importância de evitar um novo referendo, uma proposta lançada na semana passada pelo Presidente Catalão, Quim Torra.
Ao todo, são 15 pontos, nos quais estão expressos também a defesa da liberdade de expressão de todos os deputados e a contestação da decisão do Supremo Tribunal, que no entender dos independentistas, abre um precedente perigoso porque todas as formas de protesto podem ser consideradas crime.