Cerca de 500 mil pessoas foram retiradas da costa oriental da Índia devido à iminente chegada do ciclone Phailin, que deverá provocar ventos até 300 quilómetros por hora.
Corpo do artigo
As autoridades índias preveem que a tempestade passe hoje pelas costas dos Estados de Andra Pradesh e Orissa, na Baía de Bengala, e por isso dispõem de um forte dispositivo de resgate.
[youtube:g-iGf77z6tw]
«Deslocámos 28 equipas (de 40 pessoas) em Orissa e 15 em Andhra Pradesh. O ciclone passará sobretudo pelas áreas costeiras», explicou uma fonte da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia (NDMA).
A fonte adiantou que as zonas mais sensíveis «já começaram a ser evacuadas».
Segundo a IANS, cerca de 300 mil pessoas foram transportadas para lugares seguros na região de Orissa e outras 64 mil foram retiradas no Estado de Andhra Pradesh.
A cadeia local NDTV, que citou fonte não identificada, afirmou na sexta-feira que 1,2 milhões de pessoas podiam ser atingidas pelo ciclone.
[youtube:dcJ1CwTGa7k]
O Departamento Meteorológico da Índia prevê fortes chuvas nas próximas 48 horas com ventos que no início serão de 80 quilómetros por hora, mas que ao longo do dia e quando o ciclone chegar a terra vão passar a rajadas de 300quilómetros por hora.
O serviço ferroviário na zona foi suspenso, bem como os voos entre Bhubaneswar, capital de Orissa e Visakhapatnam, em Andhra.
Um dos maiores ciclones da história indiana provocou a morte de cerca de 10.000 pessoas no Estado de Orissa em 1999.