O partido nacionalista hindu de Narendra Modi conquistou a maioria absoluta dos lugares do Parlamento. É a primeira vez, nos últimos 30 anos, que um partido vence sozinho as eleições legislativas.
Corpo do artigo
O Bharatiya Janata Party (BJP), partido da oposição da Índia, ganhou maioria no parlamento depois dos resultados oficiais mostrarem hoje (já sábado, naquele país) que ultrapassou a marca dos cruciais 272 lugares no parlamento de 543 membros.
Dados da Comissão Eleitoral revelam que o BJP, liderado pelo nacionalista hindu Narendra Modi, tinha ganho 275 círculos eleitorais e que liderava outros sete enquanto a contagem decorria.
O último partido a ganhar maioria no Parlamento foi a esquerda, no Congresso de 1984, que hoje sofreu a pior derrota de sempre, com uma projeção de 44 assentos.
«A Índia ganhou, novos dias estão a chegar». Foi assim que, no twitter, Narendra Modi celebrou a vitória.
«É o começo de uma nova era», acrescentou à France Press o residente do BJP.
É a primeira vez nos últimos 30 anos que um partido vence sozinho as eleições legislativas. Um domínio absoluto só comparável à vitória de Rajiv Ghandi, depois do assassínio da mãe, Indira Ghandi, em 1984.
Os resultados vêm assim remodelar a paisagem política da Índia, transformando o partido nacionalista hindu numa potência política nacional.
Durante a campanha, Narendra Modi prometeu concretizar os sonhos do povo indiano, entre eles relançar a economia num mercado de trabalho de dez milhões de pessoas.
Os analistas notam que o nacionalista hindu foi pouco concreto sobre a forma como pretende governar o país, insistindo na mensagem de rutura com o passado dominado pela governação da dinastia Ghandi.
Modi, 63 anos, é filho de um vendedor de chá, governador do Estado de Gujarat, no oeste da Índia, há mais de uma década. Foi nesse papel que assumiu algum mediatismo.
Durante os motins de 2002, foi acusado de ter permitido que a violência matasse mais de mil pessoas.