O Instituto Nacional de Estatística espanhol divulgou hoje que a inflação manteve-se inalterada em fevereiro, nos 2,7%. A recessão acelerou no último trimestre de 2012, com a economia a recuar 0,8%.
Corpo do artigo
Os dados definitivos serão conhecidos apenas a 13 de março mas, a confirmar-se o valor hoje avançado, significa que espanha regressou aos níveis de agosto de 2012, quando o mercado espanhol ainda não tinha contabilizado o aumento do IVA.
Hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol publicou também o indicador avançado do Índice de Preços do Consumo (IPC) harmonizado, que mede a evolução dos preços com o mesmo método em todos os países da zona euro, segundo o qual a inflação se manteve também inalterada, mas neste caso nos 2,8%.
Quanto à recessão em Espanha, acelerou no último trimestre de 2012, com a economia a recuar 0,8%, mais cinco décimas do que no trimestre anterior, devido a uma maior contração da procura interna.
O INE espanhol reviu hoje em uma décima a queda do PIB para o quarto trimestre que tinha avançado a 30 de janeiro, modificando ligeiramente o recuo da economia no que toca a todo o ano de 2012.
Assim, e com estes dados definitivos, o INE considera que a economia espanhola recuou 1,42% em vez de 1,37% ao longo do ano passado.
Já o emprego caiu a um ritmo anual de 4,7%, uma décima mais que no terceiro trimestre do ano passado, o que representa uma perda líquida de aproximadamente 805.000 postos de trabalho num ano.