Sobre a inflação, Marcelo entende que, para já, "não é estrutural".
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avisa que "não vale a pena negar" os efeitos económicos, financeiros e sociais da guerra na Ucrânia em Portugal. Em declarações aos jornalistas, no dia em que o parlamento discutiu o Estado da Nação, Marcelo afirma que é "importante haver medidas por parte do Governo".
"Estamos no período pós pandemia, que deixou marcas. Estamos em plena guerra, ninguém sabe quanto tempo dura. Temos efeitos económicos, financeiros e sociais da guerra, que não vale a pena negar", disse.
15033605
"Esses efeitos, da inflação nas condições de vida, existem, vão existir. Não sabemos por quanto tempo. É importante haver medidas por parte do Governo", acrescentou.
Sobre a inflação, Marcelo entende que, para já, "não é estrutural", mas acredita que irá manter-se "enquanto durar a guerra" na Ucrânia.
"Há medida que se tem noção que a guerra dura mais, de que os efeitos são mais fundos, mais necessário é ir revendo as medidas e tomando novas medidas. Está a acontecer em todos os países da Europa ao longo das últimas semanas e vai durar nas próximas semanas enquanto durar a Guerra", avisou.