Instrução do processo de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado arranca esta segunda-feira
As audiências com as 82 testemunhas indicadas pela acusação e pelos advogados de defesa dos réus envolvidos no processo decorrerão até 2 de junho
Corpo do artigo
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil começa a ouvir esta segunda-feira as testemunhas do processo contra o ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro e sete aliados acusados de tentativa de Golpe de Estado e outros crimes.
As audiências com as 82 testemunhas indicadas pela acusação e pelos advogados de defesa dos réus envolvidos no processo decorrerão até 2 de junho.
Os depoimentos marcam o começo da instrução processual no STF.
Bolsonaro e os seus aliados são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de planear e executar uma tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado, dano contra o património público, deterioração de património e organização criminosa, crimes cujas penas somadas podem chegar a mais de 40 anos.
A instrução é uma fase do processo usada pela acusação e pela defesa para a produção de prova, finda a qual o juiz determinará se a ação é procedente ou improcedente.
Se avançar para julgamento, este só deverá iniciar-se a partir de setembro.
