"Inteligência política e capacidade de ouvir todos." Santos Silva "mais tranquilo" com Costa no Conselho Europeu
A propósito do lançamento do livro "Poder - Análise crítica de um conceito", a TSF falou com Augusto Santos Silva. O ex-ministro e antigo presidente da Assembleia da República olha com preocupação para o cenário internacional e deixa rasgados elogios a António Costa
Corpo do artigo
Com uma "arquitetura internacional em causa", Augusto Santos Silva lança o livro "Poder - Análise crítica de um conceito", onde explora, entre outros temas, "a singularidade do poder nas relações internacionais". Perante um cenário que considera "preocupante", o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros encontra em António Costa motivos para ficar "mais tranquilo".
Augusto Santos Silva entende que o antigo primeiro-ministro de Portugal "tem inteligência política - quer do ponto de vista estratégico, quer do ponto de vista tático -, capacidade de tentar compreender o ponto de vista de todos e capacidade executiva". Catracterísticas suficientes para acreditar que a liderança do Conselho Europeu vai "ficar bem entregue", mesmo que o cargo não seja de "natureza executiva".
Para o antigo presidente da Assembleia da República "é muito importante" que, em Bruxelas, "haja alguém da Península Ibérica capaz de perceber melhor do que os outros que a Europa não se relaciona apenas com a Rússia, relaciona-se com o Reino Unido, relaciona-se com o Mercosul, relaciona-se com toda a África e assim por diante".
A chegada de António Costa à liderança do Conselho Europeu acontece numa altura em que Augusto Santos Silva diz que se está a "voltar à ideia de que bastam as relações de força", enquanto "o direito internacional fica dispensado".
"Foi o que os russos fizeram quando invadiram a Ucrânia. Foi o que o Hamas fez no bárbaro ataque de 7 de outubro. É o que, infelizmente, Israel também tem feito, quer em Gaza quer na Cisjordânia, numa resposta muito desproporcional e que tem violado também regras essenciais do direito internacional", observa.
"Poder - Análise crítica de um conceito"
É perante esse cenário político que Augusto Santos Silva lança o livro "Poder - Análise crítica de um conceito". Segundo o socialista, "não há nada mais simples e mais presente na vida quotidiana do que o poder". No entanto, ainda se confunde "o que quer dizer poder".
Numa altura em que regressou à faculdade de economia da Universidade do Porto, depois de não ter sido eleito nas últimas legislativas, Augusto Santos Silva refere que o ensaio que agora lança será proveitoso em vários sentidos.
"Julgo que o livro é útil, não apenas para os meus colegas, para cientistas sociais como eu, como também para estudantes de graduação ou pós-graduação e para as pessoas que estão envolvidas em relações poder, seja nas empresas, nas organizações, no Estado ou nas relações internacionais", sublinha.
