
FILE PHOTO: Britain's Queen Elizabeth presents James Dyson with the insignia of members of the Order of Merit, during a private audience at Buckingham Palace, London July 19, 2016. REUTERS/Dominic Lipinski/Pool/File Photo
REUTERS
O sétimo duque de Westminster foi ultrapassado por dois empresários na lista das maiores fortunas.
Depois de conseguir um lucro recorde em 2018, o inventor do aspirador sem saco tornou-se no homem mais rico da Grã-Bretanha.
James Dyson, de 71 anos, é agora o britânico com a maior fortuna do ranking da Bloomberg Billionaires Index e o 83.º homem mais rico do mundo.
Detentor de 100% das ações da Dyson Ltd, valeram-lhe os 1.100 milhões de libras (1.250 milhões de euros) de lucros no último ano, que catapultaram a sua fortuna para mais de 12 mil milhões de euros.
Dyson é agora mais rico do que Jim Ratcliffe, fundador da multinacional de produtos químicos Ineos Group e do que Hugh Grosvenor, o sétimo duque de Westminster, até ao ano passado o homem mais rico da Grã-Bretanha.
Além do já mundialmente famoso aspirador sem saco, a Dyson Ltd vende secadores de cabelo e tenciona apostar num carro elétrico em 2021. O mercado asiático é responsável por mais de metade dos lucros da empresa.