Irão decretou pena de morte a espiões norte-americanos, acusados de recolher informações secretas em vários setores.
Corpo do artigo
As autoridades iranianas desmantelaram uma rede de espionagem da CIA. Dezassete espiões norte-americanos foram capturados e alguns foram mesmo condenados à morte.
A operação terá acontecido há meses mas só esta segunda-feira foi divulgada, avançada pela agência de notícias FARS, que cita o ministério responsável pelos serviços secretos do Irão.
11138354
Em comunicado, o diretor do departamento de contraespionagem do governo do Irão afirmou que "os espiões identificados estavam envolvidos em setores privados vitais, nas áreas da economia, energia nuclear, infraestruturas, militar e tecnologia, onde tentaram recolher informações confidenciais".
Algumas detenções tiveram lugar em bases militares e centrais nucleares, mas os suspeitos "não conseguiram levar a cabo as operações de sabotagem".
O mesmo responsável acrescentou que, na sequência das acusações, "muitos" já foram condenados à pena capital.
Segundo a Reuters, em junho, o Irão já anunciara que desmantelara uma alegada rede de espiões, mas não foi esclarecido se se trata do mesmo caso.
O anúncio ocorre numa altura em que se agravam as tensões na região, com o arresto de um petroleiro de pavilhão britânico pela Marinha do Irão no Estreito de Ormuz.
11136449