O navio cargueiro tem bandeira portuguesa, mas pertence ao grupo Zodiac Maritime, do israelita Eyal Ofer.
Corpo do artigo
Um cargueiro com bandeira portuguesa foi apreendido esta manhã no estreito de Ormuz, ao largo do Golfo de Omã. A imprensa estatal do Irão confirma a apreensão do navio por um grupo de militares da Guarda Revolucionária.
"Um navio cargueiro chamado MCS Aries foi apreendido pelas Forças Especiais da Marinha Sepah (Guardas) durante uma operação de helicóptero", informou a agência de notícias estatal IRNA, citada pela AFP. O texto da IRNA acrescenta que a operação ocorreu "perto do Estreito de Ormuz" e que "o navio foi agora direcionado para as águas territoriais" do Irão.
A notícia foi avançada pela Associated Press (AP), que visualizou o vídeo do ataque. Em causa está o MSC Aries, um navio de bandeira portuguesa, que fazia a ligação entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia.
Segundo a AP, o navio está registado pela empresa Zodiac Maritime, baseada em Londres. Esta companhia pertence ao bilionário israelita Eyal Ofer, proprietário do grupo Zodiac.
Tudo isto ocorre num momento de tensão entre Israel e o Irão. Telavive e Washington acreditam que Teerão está a preparar um ataque em solo israelita.