O Irão decidiu não participar numa conferência das Nações Unidas sobre energia nuclear que decorre esta segunda-feira nos Emirados Árabes Unidos.
Corpo do artigo
Os lugares destinados à delegação iraniana na conferência em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, ficaram vazios, com a organização da conferência a indicar que os iranianos cancelaram a marcação para falar durante o evento, escreveu a agência noticiosa Associated Press (AP).
Yukiya Amano, chefe da Agência Internacional de Energia Atómica, que visitou Teerão no último domingo, evitou falar sobre o Irão no seu discurso na conferência.
Os Emirados Árabes Unidos e a vizinha Arábia Saudita permanecem muito céticos relativamente ao acordo nuclear firmado em 2015 entre Teerão e as grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha)
A 13 de outubro, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a decisão de não certificar o histórico acordo e ordenou ao Congresso que tome medidas para "colmatar as graves lacunas" do texto.