Os fuzileiros estavam a bordo de dois navios que entraram em águas territoriais iranianas, no Golfo Pérsico, após uma avaria no sistema de navegação.
Corpo do artigo
Na passada terça-feira dois navios de guerra dos Estados Unidos foram intercetados em águas territoriais iranianas, depois de terem tido problemas no sistema de navegação das embarcações.
Os dois barcos de guerra norte-americanos, com 10 fuzileiros armados, entraram nas águas territoriais iranianas às 16h30 de terça-feira (13h00 de Lisboa), ao largo da ilha de Farsi, e foram apreendidos pelas unidades de guerra das forças navais dos Guardas da Revolução e levados para a ilha, segundo informaram as forças de elite do regime de Teerão.
"Após uma avaliação, verificou-se que a entrada de marinheiros norte-americanos nas águas territoriais iranianas se deveu a uma avaria do seu sistema de navegação. O problema está a ser resolvido", explicou na altura o almirante iraniano Ali Fadavi, em declarações à televisão estatal do Irão, adiantando que a libertação não deveria demorar muito.
Esta quarta-feira, o regime de Teerão acabou por concluir, após interrogar os militares, que o incidente foi provocado por uma avaria no sistema de navegação, já depois de ter exigido um pedido de desculpas a Washington.
O chefe das Forças Armadas do Irão diz que o caso deve servir de lição aos agitadores no Congresso dos Estados Unidos.