O Irão vai iniciar no próximo ano a construção de uma segunda central nuclear em Buchehr (sul), ao lado da central inaugurada em 2010, anunciou a televisão estatal, citando o diretor do programa nuclear iraniano.
Corpo do artigo
«O Irão vai construir no próximo ano uma central de 1.000 megawatts em Buchehr», disse Fereydun Abbassi Davani, sem indicar se a Rússia vai estar envolvida no projeto.
A televisão não deu mais pormenores.
Nos últimos anos, as autoridades iranianas têm anunciado várias vezes a intenção de construir até 20 centrais nucleares, mas até agora nunca tinha dado indicações concretas.
A central nuclear de Buchehr foi inaugurada em 2010, 35 anos depois de ter começado a ser construída e após muitas vicissitudes políticas, técnicas e financeiras.
O projeto foi iniciado pela Alemanha, que o abandonou após a Revolução Islâmica de 1979 e a guerra Irão-Iraque (1980-88), e retomado em 1995 pela Rússia.
A central é controlada por uma equipa mista de técnicos russos e iranianos e ainda não está totalmente operacional, o que ocorrerá, segundo o diretor do programa nuclear, em novembro próximo.