Um terceiro atentado em três dias consecutivos, contra funerais em Bagdad, causou hoje pelo menos 15 mortos e 330 feridos, informaram fontes do setor de segurança e hospitalar.
Corpo do artigo
O atentado de hoje visou um funeral sunita em Adhamiya, no norte da capital, de dois homens que tinham sido abatidos por venderem álcool, segundo um coronel da polícia, que solicitou o anonimato.
No domingo, pelo menos 12 pessoas foram mortas devido a um atentado suicida contra funerais xiitas, no bairro de Dora, em Bagdad.
No sábado, mais de 70 pessoas tinham sido mortas e mais de 200 feridas por dois terroristas suicidas, durante funerais no bairro xiita de Sadr City, em Bagdad.
A missão da Organização das Nações Unidas no Iraque fez no domingo um alerta contra uma "espiral infernal" de represálias entre sunitas e xiitas, depois da multiplicação de atentados nos últimos meses, que faz recear o regresso da guerra confessional de 2006-2007.
Cerca de 600 pessoas foram mortas no Iraque desde o início de setembro e mais de 4.400 desde o princípio do ano, segundo um balanço estabelecido pela agência noticiosa AFP a partir de fontes policiais e hospitalares.