O Governo português saudou «o resultado positivo do referendo» ao tratado orçamental europeu que se realizou na quinta-feira na Irlanda, informa uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Corpo do artigo
«O Tratado de estabilidade, coordenação e governação na zona euro constitui um claro reforço dos compromissos legais e da vontade política europeia em apostar num futuro comum e numa saída responsável para a crise financeira», indica a nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
«Consciente da importância deste tratado, como um dos pilares de uma estratégia europeia integrada para o crescimento sustentado, Portugal foi um dos primeiros subscritores a submetê-lo a aprovação parlamentar tendo em vista a respetiva ratificação», refere ainda a mesma nota, sublinhando que a decisão tomada na quinta-feira, «de forma inequívoca, pelo povo irlandês, é um passo muito importante para assegurar o sucesso desta estratégia».
A Irlanda aprovou em referendo, com 60,3 por cento de votos a favor, a ratificação do pacto orçamental europeu, segundo resultados oficiais divulgados hoje.