O irmão do criminoso Bernard Madoff foi hoje considerado culpado de fraude financeira e condenado a 10 anos de prisão, rejeitando qualquer envolvimento no esquema piramidal que condenou o irmão mais velho em 2009.
Corpo do artigo
«Até 2008 nunca desconfiei do meu irmão ter roubado o que quer que fosse. Fiquei atordoado e devastado», afirmou diante do tribunal federal de Manhattan, em Nova Iorque, Peter Madoff, de 66 anos, que trabalhou com Bernard Madoff de 1965 a 2008.
Peter Madoff enfrentava duas acusações: uma por conspiração de fraude financeira, por ter proferido falsas declarações e ter enganado o fisco, e outra por falsificação de documentos.
Em resposta às questões da juíza Laura Taylor Swain sobre essas acusações, Peter Madoff respondeu por duas vezes «culpado», numa sala de audiências cheia.
Detido de manhã no escritório do seu advogado pelos agentes do FBI, Peter Madoff foi julgado na qualidade de diretor-geral encarregado pelo cumprimento das regulamentações na sociedade de investimentos do seu irmão, a BLMIS, uma das mais conhecidas em Wall Street.
O esquema fraudulento de Bernard Madoff, condenado a 29 de junho de 2009 a 150 anos de prisão, fez milhares de vítimas diretas e indiretas.