O exército israelita ocupa ainda cinco posições no sul do Líbano e realiza ataques regulares em território libanês, afirmando ter como alvo o Hezbollah
Corpo do artigo
O exército israelita acusou esta segunda-feira a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) de abater, no sul do Líbano, um dos seus drones.
A FINUL está a trabalhar com o exército libanês para concretizar o acordo de cessar-fogo que pôs fim a mais de um ano de conflito entre o movimento pró-iraniano Hezbollah e Israel, a 27 de novembro de 2024, incluindo dois meses de guerra aberta.
O exército israelita ocupa ainda cinco posições no sul do Líbano, na fronteira com o norte de Israel, e realiza ataques regulares em território libanês, afirmando ter como alvo o Hezbollah, apesar do acordo.
"Uma investigação inicial sugere que as forças da FINUL dispararam deliberadamente contra o drone e abateram-no", escreveu o tenente-coronel Nadav Shoshani, porta-voz do exército, na rede social X, anunciando a abertura de uma investigação.
"Após a destruição do drone, as tropas israelitas lançaram uma granada para a zona onde este caiu", acrescentou.
No domingo, a FINUL revelou, em comunicado, que um drone israelita tinha sobrevoado uma das suas patrulhas. "As forças de manutenção da paz aplicaram as contramedidas defensivas necessárias para neutralizar o drone", refere a nota.
Posteriormente, disse que um drone israelita se tinha aproximado de uma patrulha da FINUL que operava perto de Kfar Kila, lançando uma granada.
"Momentos depois, um tanque israelita disparou contra as forças de manutenção da paz", acrescentou, sem relatar qualquer baixa.
"Deve-se realçar que nenhum disparo foi dirigido às forças da FINUL", sublinhou hoje Nadav Shoshani.
Em setembro, a FINUL alegou que drones israelitas tinham lançado quatro granadas perto das suas posições no sul do Líbano, tendo Israel então afirmado que não houve "nenhum disparo intencional" contra a missão da ONU.
De acordo com os termos do acordo de cessar-fogo, apenas o exército libanês e a FINUL devem ser destacados para o sul do Líbano.
