Israel confirmou que aceita uma proposta de tréguas com o Hamas que envolve o fim do disparo de rockets palestinos para território israelita. Por outro lado, Israel compromete a acabar com o bloqueio imposto à Faixa de Gaza.
Corpo do artigo
Israel confirmou a aceitação de uma proposta de tréguas com o Hamas em Gaza, uma proposta que teve a medição egípcia e que vai entrar em vigor às 6:00 locais (4:00 em Lisboa) de quinta-feira.
David Baker, do gabinete de imprensa do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, mostrou-se esperançado de que este acordo acabe com o lançamento de rockets para as cidades do sul do Israel e que este traga a paz à região.
As tréguas agora assinadas exigem que o Hamas pare o lançamento de foguetes para as zonas israelitas na fronteira com a Faixa de Gaza e o fim do bloqueio israelita a Gaza e a abertura progressiva dos postos de controlo, à excepção do de Rafah.
O Hamas tinha confirmado a existência deste acordo, que já vinha a ser negociado há vários meses, na terça-feira, o que apenas veio a ser confirmado pelo lado israelita esta quarta-feira.